h1

Guia – Como Usar o nLite

fevereiro 7, 2008

nlite.pngOlá caros leitores, nesta matéria, eu vou explicar à vocês como usar o nLite, para quem não sabe, nLite é um software que permite criar um CD de um sistema operacional, mais você poderá adicionar quanto remover coisas do mesmo. E aqui eu vou explicar como montar um CD do Windows XP personalizado à sua medida. Confiram:

O programa que vamos usar é um software muito conhecido para este tipo de trabalho de “personalizar” a instalação do Windows. Com ele podemos adicionar programas, temas, e muitos outros componentes na instalação quanto podemos também remover componentes já existentes no mesmo.

Esta matéria é bastante extensa, portanto o carregamento das imagens poderá demorar alguns minutos…

Download do software…

Para começar precisamos do programa, então clique aqui para ser redirecionado ao site do download.

Após termos descarregado o programa, vamos então executá-lo sem quaisquer problemas.

A instalação do programa (apesar de ser em inglês) é extremamente amigável e fácil de interpretar, basicamente é fazer sempre Next » .

Mas antes de o executar vamos então ver se possuímos ter todo o “material” necessário para utilizar este guia.

Assim vamos necessitar :

1. Um CD do Windows XP (convêm ter “boot”)
2. O Service Pack 2 de acordo com a língua do CD do Windows XP que vamos utilizar e que pode descarregar através do site da Microsoft .
3.O programa nLite

Vamos agora preparar todo o processo, primeiramente vamos criar três pastas, no nosso caso vamos efectuar a criação das pastas na drive F:

1. WINDOWS XP
2. SERVICE PACK 2
3. CD_IMG

De seguida é necessário:

1. Copiar o conteúdo do CD do Windows XP para a pasta criada em F:\WINDOWS XP
2. Colocamos o ficheiro do Service Pack 2 na pasta F:\SERVICE PACK 2

Agora que já temos tudo preparado e que já instalamos o nLite vamos então dar ordem de execução através do icon que ficou no nosso menu iniciar. Lembramos no entanto que deverá ter instalado o Microsoft .Net Framework, pois caso contrário o programa vai recusar-se a trabalhar, para descarregar o Framework pode clicar aqui .

Na primeira janela, escolhemos a linguagem a que corresponde o nosso sistema operativo(no nosso caso vamos escolher o inglês, que é o que vem definido por defeito) e clicamos em Next. Uma agradável surpresa é o facto de ser apresentado o nosso Português !

De seguida é nos pedido onde temos localizado o conteúdo do CD para análise, no nosso caso vamos indicar que é em F:\windows XP.

Depois de analisado a versão do Windows XP, são apresentadas várias opções: escolhemos Integrate Service Pack; Remove Components ; Options e Tweaks e finalmente Create a Bootable ISO.

No ecran seguinte fazemos Next.

De seguida vamos indicar onde está guardado o nosso ficheiro referente ao Service Pack 2 no nosso caso ficou “alojado” na pasta SERVICE PACK 2.Automaticamente irá dar-se inicio ao processo de extracção do executável e a posterior integração dos ficheiros actualizados na pasta i386 (um processo conhecido como slipstream).

Quando este processo estiver concluído, basta clicar no botão de OK!

De seguida pressionamos o botão Next. De seguida e antes de avançarmos para o “parte” mais difícil da preparação do nosso CD, é nos solicitado se pretendemos uma ajuda extra na nossa tarefa, ou seja, se pretendemos que o programa automaticamente selecione alguns dos componentes que achamos fundamentais para o funcionamento, não vá com o próximo passo eliminar alguns componentes que podem vir a fazer falta. Por exemplo, a Activação do Windows.

Agora sim, chegamos à altura mais difícil deste programa, é o momento de escolhermos o componentes que pretendemos com que seja feito o nosso CD. Para tal vamos seleccionar aqueles que NÃO queremos, no entanto este processo deve ser feito com muita calma porque vamos seleccionar os componentes que queremos eliminar e que NÃO vão fazer parte da instalação do Windows, deve por isso ter conhecimento do PC que possui de forma a que posteriormente a instalação decorra sem problemas…Deixamos aqui um conselho como exemplo, não remova completamente o Internet Explorer pois pode ter problemas na execução de alguns programas.

O nLite no entanto dá um ajuda, uma delas é NÃO remover os componentes que se encontra a vermelho.

Ao avançarmos damos inicio a uma nova fase, em que é necessário uma vez mais, alguma cautela, pois é apresentada inúmeras opções de personalização, lembre-se no entanto que este nLite funciona “um pouco ao contrário do habitual” e que não deve escolher nada que esteja a vermelho, caso não saiba o que fazer não faça nada e clique em Next. O programa irá dar inicio a um novo processo e executar as opções anteriormente seleccionadas.

Estamos no final do processo de “slipstream e personalização do Windows XP. Agora basta indicar ao nLite o local (vulgo “pasta”) onde pode ser guardada a imagem ISO a ser criada, caso não se recorde, lembramos que já a criamos no inicio deste guia, a pasta é CD_IMG, para tal deve clicar na opção Make ISO. Resta aguardar para se concluir o processo, após a respectiva conclusão basta abrir um programa de gravação, por exemplo o Nero, e “fazer o burn” à imagem criada…

Agora pode instalar o Windows XP de novo e pode crer que vai estar mais leve do que nunca, pois na maioria dos casos o Windows XP instala “muita tralha” que nem sempre é utilizada.
About these ads

Um comentário

  1. [...] Blog world windows [...]



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: